sexta-feira, 17 de maio de 2013

Araceli do Espírito Santo


Araceli do Espírito Santo

    Uma menina. Uma vida interrompida. Uma chaga. Uma ferida. Uma data vergonhosa. Uma crueldade dolorosa. Uma campanha deflagrada. Um enfrentamento civil. Um país chamado Brasil. Uma vítima por dia. Uma cidadania perdida. Uma infância desprotegida. Um abuso desmedido. Uma exploração sexual camuflada. Uma criança aliciada. Uma adolescente violentada.
     Página virada de boletim em boletim policial. Manchete publicada em jornal de circulação internacional. Reféns da covardia. Trocados e abusados. Drogados e infratores. Pervertidos e estupradores. Familiares e tutores. Médicos e professores. Padres e políticos. Artistas e atores. Senhores da tragédia infantil. Penhores de uma legislação em nada eficaz. Araceli do Espírito Santo, aqui jaz.
        Araceli do Espírito Santo no santuário da Paz Eterna. Araceli do Espírito Santo no rosário da Nossa Senhora Auxiliadora. Araceli do Espírito Santo no diário de uma calamidade pública alarmante. Araceli do Espírito Santo no imaginário de uma dor coletiva. Araceli do Espírito Santo no obituário de uma pátria cativa e sitiada. Araceli do Espírito Santo no mostruário de uma infância desprotegida e despetalada.
         Bem ou mal me quer? Araceli com asas ou Araceli com o anjo guardião? Araceli mártir ou Araceli em perpétua indignação? Araceli em revisão constitucional ou Araceli em um fato casual? Araceli justiça inoperante ou tribunal sem jurado? Araceli direito civil público assegurado ou código penal devassado?
          Araceli ausente para nos informar. Araceli infante vitimada pelo instinto de violar. Araceli em outro lar. Araceli em outra moradia. Araceli na segurança nunca tardia. Araceli do Espírito Santo na sintonia dos chamados e dos escolhidos. Araceli do Espírito Santo na harmonia dos acolhidos na Casa do Pai e Criador. Araceli do Espírito Santo na cordial melodia do Amor. Araceli do Espírito Santo no calendário de um combate em plenitude e vigor. 18 de maio – Dia Nacional de Combate e Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Nós combatemos! Nós enfrentamos!
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Cuiabá-MT. airtonreis.poeta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário