Nelson Ordem Mandela
Rolihlahla Dalibhunga Mandela (1918-2013). Ordem em expressão mundial. Ordem em liderança humanitária. Ordem em paz sem fronteira. Ordem em liberdade reluzente. Ordem em justiça imparcial. Ordem em democracia lapidada. Ordem em cidadania ampliada. Ordem de Mérito do Reino Unido. Ordem do Canadá. Ordem da Austrália. Ordem do Serafim. Ordem do Infante Dom Henrique. Ordem da Liberdade. Ordem de St. Jonh. Medalha da Liberdade. Bharat Ratna.
Nobreza tribal. Nome de Nelson dado pela professora no primário, em homenagem ao almirante inglês Horatio Nelson. Estudante e advogado. Réu, foragido e prisioneiro. Político mais do que passageiro. Presidente da reconstrução. Força pela união. “Amandia!” (Poder!), gritava Mandela. “Awethu!” (Para o povo!), respondia a multidão.
Reconciliação. Oprimidos e opressores. “Ninguém nasce odiando uma pessoa por causa da cor da pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender amar”, Mandela em lição transmitida além da língua portuguesa. Mandela em sabedoria. Mandela em força. Mandela em beleza.
Prêmios, livros, biografias, documentários, filmes, quadrinhos, cartuns. Palmas e louros. Reconhecimento e gratidão. Justa homenagem. Perfeita condecoração. Nelson Mandela em mais de uma tradução. Nelson Mandela em mais de uma nação. Nelson Mandela em mais de um parlamento. Nelson Mandela em mais de um tribunal. Nelson Mandela em mais de um poema fraternal. Nelson Mandela em mais de um instante de liberdade. Nelson Mandela no panteão da igualdade.
Nelson Ordem Mandela em prosa e verso. Eternidade! Nelson Ordem Mandela em prece e em oração. Nelson Ordem Mandela no coração de um continente irmão. Esplendor! Nelson Ordem Mandela na morada do manso, no solar do pacificador. Nelson Ordem Mandela nos braços do Pai e Criador. Nelson Ordem Mandela nas asas do amor. Glória! Graça! Louvor!
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário