quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dominguinhos: Xodó do Brasil

Dominguinhos: Xodó do Brasil
    “Veredas Nordestinas” na musicalidade de um migrante pernambucano consagrado. “Festejo e alegria” na originalidade de um sanfoneiro ainda infante revelado.
    “Dominguinhos É Brasil” orquestrado e sonorizado em gratidão. Dominguinhos é xodó imortalizado na partitura do coração. Dominguinhos é forró genuíno do sertão. Dominguinhos é xote e baião. Dominguinhos é jazz e bossa nova em mais de uma canção. Dominguinhos é “Choro Chorado” do povo brasileiro. Dominguinhos é “Canteiro” florido e perfumado em cada seresteiro.
    Falta um bem, falta um xodó... Solitária fica a sanfona. Soletrada permanece a cantoria. Ilustre e ilustrada cidadania. Presente e irmanada poesia. Adeus em versos alados diante da eternidade. Adeus em versos emoldurados pela saudade. Adeus em versos cadenciados no horizonte e no vértice da humanidade.
    Calado permanece o acordeão. Neve e geada em mais de um rincão. Inverno rigoroso que germina o trigo que se faz pão. Inverno glorioso em derradeira migração.
    Próxima parada: Estação das almas em evolução espiritual. Próxima apresentação: Primavera do Criador em perpétua criação divinal. Próxima melodia: Dominguinhos xodó do Brasil em continuada construção cultural.
    José Domingos de Morais (1941-2013), para sempre Dominguinhos de um Brasil cantado e decantado em talento e em perfeição. Para sempre Dominguinhos de um Brasil irmanado pela cantoria em bis e refrão. Para sempre Dominguinhos de um Brasil aprendiz e companheiro. Para sempre Dominguinhos mestre e cancioneiro de um Brasil por inteiro.
    José Domingos de Morais (1941-2013), para sempre Dominguinhos de um Brasil além de uma pátria amada idolatrada. Para sempre Dominguinhos de um Brasil país republicano além de uma alvorada palaciana institucionalizada. Para sempre Dominguinhos de um Brasil além de uma nação musical popularizada.
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário