Pátria Brasil: Urgente!
Pátria mãe sem saúde. Pátria filha sem educação. Pátria pai do circo da eleição. Pátria madrinha do desenvolvimento sustentado pela exclusão. Pátria pajé da demarcação territorial adiada. Pátria cacique da floresta derrubada. Pátria curumim da infância marginalizada. Pátria analfabeta funcional. Pátria abandonada em maioridade penal. Pátria calada no Congresso Nacional. Pátria mal governada. Pátria enferma por mais de uma picada sem solução. Pátria burlada pelo mercado financeiro em expansão. Pátria aplicada na lavagem do dinheiro sem sabão.
Pátria fraudada na melhor idade. Pátria atingida por mais de uma tempestade. Pátria sonegada em liberdade. Pátria política de cartas marcadas. Pátria social de moradias condenadas. Pátria surrada em mais de uma periferia. Pátria lesada em mais de uma mordomia. Pátria destituída de autêntica cidadania. Pátria iludida pelo pseudônimo de democracia. Pátria jurisdicionada de regalia em regalia. Pátria do pré-sal na ordem do dia.
Pátria proclamada republicana. Pátria palaciana. Pátria urbana. Pátria rural. Pátria industrial. Pátria paraíso sem fiscal. Pátria infernal. Pátria constitucional. Pátria militar. Pátria civil. Pátria enganada de pleito em pleito eleitoral ardil. Pátria curral estudantil. Pátria galinheiro. Pátria picadeiro. Pátria chiqueiro. Pátria bicho carpinteiro. Pátria bicho papão. Pátria bicho de sete cabeças. Pátria bicho predador do contribuinte. Pátria bicho do pedinte de sinal em sinal. Pátria bicho do canavial. Pátria bicho do “panetone” de natal em natal. Pátria bicho da corrupção institucional.
Pátria Brasil do Oiapoque ao Chuí. Pátria Brasil do aquífero Guarani. Pátria Brasil do povo Tupi. Pátria Brasil do povo da cara pintada. Pátria Brasil do povo vítima da violência banalizada. Pátria Brasil do povo da boca sem dente. Pátria Brasil do povo descontente. Pátria Brasil do povo de pé no chão. Pátria Brasil do povo sem representação. Pátria Brasil do povo sem saneamento básico e sem lixão. Pátria Brasil do povo sem visão de longo prazo. Pátria Brasil do povo parceiro do atraso. PátriaBrasil do povo sem o grão de cada dia. Pátria Brasil do povo da barriga cada vez mais vazia. Pátria Brasil do povo figurante em mais de uma periferia. Pátria Brasil do povo sem qualquer soberania. Pátria Brasil do povo de minoria em minoria.
Pátria Brasil dos falsários governantes. Pátria Brasil dos corsários eleitos e diplomados legisladores. Pátria Brasil dos magistrados enganadores. Pátria Brasil das chicanas assinadas por falsos doutores. Pátria Brasil dos horrores em mais de um dramalhão capitulado. Pátria Brasil de Estado em Estado Federado. Pátria Brasil do público confundido com o privado. PátriaBrasil do voto negociado. Pátria Brasil do eleitorado ignorado. Pátria Brasil do brasileiro informado superficialmente. Pátria Brasil:Urgente!
Airton Reis é poeta em Cuiabá-MT. airtonreis.poeta@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário