sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cuiabá: Dez centavos...

Cuiabá: Dez centavos...
      Cara e coroa. Moeda real. Mobilidade urbana. Capital republicana. Cidade mais do que secular. Verbo governar representado pelo mesmo objetivo, pelo mesmo predicado. Verbo legislar no presente do indicativo mais do que conjugado. Verbo jurisdicionar no Centro Oeste do Brasil além de um rio outrora navegado. Verbo opinar no Centro Geodésico da América do Sul em memorial edificado.
       Prefeito eleito. Prefeito empossado. Prefeito presente. Prefeito na voz do senado. Prefeito na vez do povo aquém de um centavo. Prefeito determinado. Prefeito atuante. Prefeito Mauro Mendes nosso governante municipal. Prefeito Mauro Mendes fiel ao compromisso eleitoral. Prefeito Mauro Mendes destaque e vanguarda além da mídia virtual.
       Indicativos e indicadores. Jovens, senhoras e senhores. Trabalhadores e estudantes. Profissionais liberais. Comerciantes e industriais. Lideranças sindicais. Redes sociais. Descontentes e inconformados. Esclarecidos e informados. Contestadores e contestados. Pacifistas e determinados. Ordeiros em manifestos unificados. Brasileiros e brasileiras em pleitos atendidos e solucionados.
      Dez centavos de uma complexa causa social. Dez centavos recolhidos em imposto mais do que territorial. Dez centavos pelo crescimento deveras acelerado. Dez centavos debitados na despesa mensal. Dez centavos descontados num transporte coletivo essencial. Dez centavos depositados numa mesma conta institucional.
      Dia cadenciado pelo manifesto cidadão. Dia continuado do protesto e do não. Dia da liberdade de imprensa e de expressão. Dia da passeata sem qualquer depredação. Dia da segurança pública empenhada na devida proteção. Dia da valorização do voto depositado nas urnas em mais de uma eleição. Dia registrado em prosa, verso, crônica, hino e canção.
     Eu canto, eu conto, porque o nosso verso é corda da viola artesanal. Eu canto, eu conto, porque a nossa melodia é eco nacional. Eu canto, eu conto porque o instante é emergencial. Escreveremos assegurados pela egrégia bula constitucional... Cantaremos, contaremos até o ponto final”...
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário