sexta-feira, 3 de maio de 2013

Cuiabá entre as trinta...


Cuiabá entre as trinta...


      Definitivamente a violência ultrapassou os limites da tolerância. Cuiabá figura entre as trinta cidades mais violentas do mundo, conforme reportagem assinada pelo jornalista Rodrigo Vargas, jornal Diário de Cuiabá, que circula nesta data, 21 de fevereiro de 2013.
      Enquanto isso, nós aguardamos a resposta referente ao anteprojeto de lei por nós apresentado às respectivas Casas de Lei, municipal e estadual, a quem nos dirigimos na representação política da vereadora Lueci Ramos e do deputado estadual Airton Luiz Rondina (Airton Português), que propõe, entre outros, a instituição do “Dia da Cultura pela Paz”, iniciativa esta que já foi decretada em diversas cidades do Brasil e do mundo.
      É lamentável o descaso com que os nobres parlamentares tratam a questão. Mais lamentável ainda é a omissão que nos leva a essa crucial estatística. Enquanto educadores nós não desistiremos de fomentar a partir da sala de aula a importância da Cultura pela Paz.
      Todavia, é imprescindível a consonância dos Poderes da República, bem como o devido comprometimento em “abrandar” para não dizer “solucionar” tal caos social em que somos submetidos em nosso cotidiano cidadão.
      Iniciativas advindas do povo se perdem em gavetas, enquanto vidas e mais vidas interrompidas por crimes cada vez mais banalizados permeiam além de um boletim de ocorrência policial.
      Será que estamos fadados ao eterno descaso institucional? Será que os representantes do povo, eleitos para ser a nossa voz diante das nossas necessidades mais urgentes não serão “tocados” pela incumbência que os designa com tal?
      Até quando esperar pela “providência” mesmo que tardia, que nos irmana numa mesma causa com princípios, meios e fins pacificadores?
      Senhoras e senhores legisladores, de Cuiabá e de Mato Grosso: O Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, Genebra, Suíça, não brinca de amarelinha ou de qualquer outra brincadeira infantil de outrora. À hora é de ação. O minuto é de mobilização. O segundo é de compromisso com a “Cultura pela Paz”.
      Em nosso nome, Cuiabá e Mato Grosso se fazem representados nesse Círculo Universal de Embaixadores, aonde a PAZ urge e reclama por sua eficácia constitucional. É nosso direito, é nosso dever, é nossa obrigação! Aguardamos em caráter emergencial a devida vênia para tal “apreciação” do anteprojeto de lei supracitado e apresentado nos moldes vigentes da nossa legislação. À imprensa mato-grossense os nossos sinceros agradecimentos em tornar pública e notória a realidade que nos faz refém do crime.
      Prezados leitores e leitoras: Voltaremos sobre o assunto, e quiçá com a notícia alvissareira de que a cultura e a paz, também em Cuiabá, também em Mato Grosso, tremulam juntas no mesmo pavilhão, na mesma bandeira. Paz e Bem. Atenciosamente, Airton Reis – Embaixador da Paz do Círculo Universal dos Embaixadores da Paz, Genebra, Suíça.
Airton Reis é poeta em Cuiabá-Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário