segunda-feira, 21 de outubro de 2013

É na escola...

É na escola...
     “É na escola que se aprende, se discute, se constrói os direitos de todas as gerações que para serem eficientes precisam interligar os valores dos quais são oriundos através de uma teia de convivência social real e não apenas formal nos códigos dos países onde vigora o sistema da Civil Law”. (Marcos Relvas – “Tolerância: O valor da Paz”).
       É na escola que surgirá o raiar de um novo tempo cronometrado pelo saber universal. É na escola que a humanidade dará os primeiros passos rumo ao mundo ideal. É na escola que a família será ampliada em convivência fraternal. É na escola que o ensino e a pesquisa se estendem além da educação fundamental.
      Escola de pensadores. Escola de construtores. Escola de doutores. Escola de senhoras. Escola de senhores. Escola de todos os continentes. Escola de todas as nações. Escola de todas as crenças. Escola de todas as religiões. Escola de todas as idades. Escola de todos os ofícios. Escola de todas as profissões. Escola dos talentos multiplicados. Escola dos dons revelados. Escola das alunas e dos alunos matriculados.
      Professores e mestres. Pedagogia e educação. Ensino e orientação. Formação e direção. Direitos e deveres elencados. Obrigações efetivadas. Diligencias e delegações. Organismos e instituições. Conhecimento e cultura. Ciência e arte. Napoleão além de Bonaparte. Maria depois da Antonieta. Firmamento e luneta. Estrelas e constelações. Astros e cometas incandescentes. Órbita e orbital. Ordem regimental. Progresso intelectual.
      É na escola o descobrimento. É na escola o invento. É na escola a estação. É na escola o trilho. É na escola o vagão. É na escola a ligação. É na escola o caminho. É na escola a jornada. É na escola a palavra. É na escola a cartilha. É na escola a letra. É na escola a alfabetização. É na escola o livro. É na escola a apostila. É na escola a biblioteca. É na escola o computador. É na escola o princípio do ensino. É na escola a valorização da pesquisa. É na escola o legado da educação.
      E o que assistimos aquém da tela da televisão? Violência continuada ou intolerância generalizada em ação? Realidade sem qualquer ficção...
   É na escola que cultivamos a nossa esperança de paz compartilhada em cada alvorecer, por toda e qualquer nação. É na escola que renovamos a certeza do valor contido e incontido em cada saber, por toda e qualquer lição. É na escola que desbastamos as arestas pontiagudas movidos pela busca continuada da justiça e da perfeição.
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário