quarta-feira, 23 de julho de 2014

Candidatura anunciada!

Candidatura anunciada!


     “The End” para mais uma cadeira vaga na Academia Mato-Grossense de Letras, com sede na Casa Barão de Melgaço, nesta Capital. “Enter” em página mais do que virtual. Enfim, o edital de uma eleição disputada em pleito eleitoral.  Portal literário em continuado reluzir cultural. Pavimento poético em confluência mais do que gramatical. Colunas da ética alicerçada pelo dever moral. Princípio, meio e fim de um legado institucional. Cadeira Número 04: Patrono Padre Joaquim Manoel de Siqueira, e, ocupantes – Dom Francisco de Aquino Corrêa, Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira Cruz, e, Padre Firmo Pinto Duarte Filho – irmanados em vértice sacerdotal e cristão. Fé, Esperança e Caridade em iluminada exaltação.
      Cadeira Número 04: A quem caberá tão honrosa sucessão? Haverá de fato e de direito uma ou mais predileção? Quantos candidatos se habilitarão em inscrição? Quantos homens e mulheres amantes do saber universal? Quantos nascidos ou adotados nesta terra outrora mais do que uma conquista territorial?
       Cadeira Número 04: Um ideal, uma probabilidade. Uma partícula, uma unidade. Uma meta, uma pluralidade. Um caminho, um dever. Uma palavra, uma oração. Uma força, uma união. Um compromisso, um sujeito. Um verbo, um substantivo. Um predicado, um objetivo. Um coletivo de igualdade. Uma confraria, uma sociedade.
       Respeitáveis leitores e leitoras de cada dia: O nosso compromisso é a poesia. A nossa pena é escrita com tinta verde e amarela. O nosso verso é aquarela sem pincel. A nossa margem é o papel mais do que reciclado. A nossa musa é este Estado Federado chamado Mato Grosso mesmo no tempo da capitania colonial. A nossa cidadania – cacerense em pia batismal e cuiabana pelo parlamento municipal – navega além de um rio afluente emendado em água prateada chamada Pantanal.
       Do Cerrado, cantamos e aguardamos mais do que um grão em colheita anual. Da Floresta Tropical, somos a extensão mais do que territorial. Da infância e da adolescência, somos a pedagogia mais do que escolar deveras aplicada. Da deturpada democracia, somos mais do que uma voz de prontidão para não ser calada. Do povo brasileiro, somos a cantoria mais do que capitulada. Da liberdade de expressão, somos mais do que uma opinião publicada.
       Nesta, informamos e voltamos a dizer: Somos candidatos nessa Cadeira Número 04, da Academia Mato-Grossense de Letras. Colocaremos a nossa obra literária em avaliação soberana. Nessa disputa, venceremos toda e qualquer ambição movida pela paixão mundana. Nesse pleito, submeteremos a nossa vontade aos desígnios do Pai e Criador. Nesse sodalício cultivaremos pela língua portuguesa, uma eterna devoção, um imortal amor. Que a vitória venha pelo merecimento do melhor postulante. Airton Reis, um nome que se apresenta ao colegiado votante. Airton Reis, presente e avante!
Airton Reis, professor e poeta em Cuiabá-MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário