quarta-feira, 23 de julho de 2014

Rufem os tambores!

Rufem os tambores!

       Chile e Austrália. Rússia e Coréia do Sul. Bósnia e Nigéria. Colômbia e Japão. 13, 17, 21 e 24 de junho de 2014. Cuiabá cidade sede da Copa Mundial. Arena Pantanal. Brasil continental. Brasil anfitrião cordial. Brasil oriental. Brasil ocidental. Brasil de Norte ao Sul. Brasil de Leste ao Oeste. Brasil central.
       Mato Grosso, terra de nativos habitantes dizimados. Mato Grosso, conquista de bandeirantes determinados. Mato Grosso, edificação de Brasões coroados. Mato Grosso, em papéis timbrados. Mato Grosso, colonial. Mato Grosso, imperial. Mato Grosso, natureza mineral. Mato Grosso, riqueza vegetal. Mato Grosso, republicano. Mato Grosso, rural. Mato Grosso, urbano.
       Cuiabá, combalida em escavações de última hora. Cuiabá, vetusta dama. Cuiabá, nobre senhora. Cuiabá, do casebre e do casarão. Cuiabá, da favela e da mansão. Cuiabá, do rio poluído. Cuiabá, do pronto socorro sucateado. Cuiabá, do infante marginalizado. Cuiabá, da educação apequenada. Cuiabá, da cadeira sem calçada. Cuiabá, da mesa forrada de chitão. Cuiabá, da cama de capim colonião. Cuiabá, da rede tecida de algodão. Cuiabá, pé no chão. Cuiabá, viola na sacola. Cuiabá, de quem vem. Cuiabá, de quem fica. Cuiabá, de quem vai embora.
       Que rufem os tambores senhores e senhoras. Que rufem os tambores sem delongas e sem demoras. Que rufem os tambores no mesmo couro de um tamborim artesanal. Que rufem os tambores no mesmo ouro outrora extraído de um arraial. Que rufem os tambores os cidadãos nascidos e os adotados por esta Capital. Que rufem os tambores os dirigentes da Copa Mundial.
       Contagem regressiva para mais de uma seleção. Bandeirolas sem direito a nenhum balão. Temporada de outros santos além de São João. Arquibancada finalizada. Cidade modificada. Arena Pantanal edificada. Concentração. Grama aparada. Torcida organizada. Hinos executados. Jogadores aquecidos. Partida autorizada. Apito inicial.
       Bem vindos na terra outrora desbravada por Paschoal Moreira Cabral!
Airton Reis, professor, poeta, embaixador universal da paz, vice-governador da Associação Internacional de Poetas – Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário