quarta-feira, 23 de julho de 2014

Do atacado ao varejo...

Do atacado ao varejo...
         Nem pulga e nem percevejo. Nem goiabada e nem queijo. Nem traça e nem traçado. Nem triângulo e nem quadrado. Nem figura e nem figurante. Nem farsa e nem farsante. Nem figurinha e nem figurão. Nem probidade e nem licitação. Nem lisura e nem conclusão. Nem casulo e nem borboleta. Nem bueiro e nem sarjeta. Nem avenida e nem calçada. Nem partida e nem chegada.
          Obra faraônica. Areia de um mesmo caminhão. Trilhos dormentes. Veículos nem tão leves assim. Retreta de um tamborim. Lâmpada de Aladim. Mobilidade urbana além de uma trincheira. Pavimento e cumeeira. Piso desnivelado. Telhado com goteira. Parede com infiltração. Laje descoberta. Chuva de Verão. Tempestade deveras passageira. Água na chaleira. Chá de erva cidreira.
          Atacantes e artilheiros. Volantes e goleiros. Zagueiros e laterais. Líberos e centroavantes. Principiantes e consagrados.  Reflexos apurados. Drible certeiro. Time brasileiro. Passe e finalização. Velocidade e resistência. Cruzamento e marcação. Cabeceio e colocação. Técnicos e treinadores. Turistas e torcidas organizadas. Cidades sedes visitadas. Arenas inauguradas.
         Bolas e boladas. Bandeiras e pavilhões. Traves e travessões. Campos gramados. Bilheterias esgotadas. Paralisações anunciadas. Greves continuadas. Contentamento e insatisfação. Povo e seleção. Pátria, país e nação. Tocas dos mesmos tatus uniformizados. Malocas dos mesmos morros pacificados. Notas em teclados desafinados. Público pagante. Estados Federados.
         Pacientes e impacientes. Agentes e aprisionados. Livres e liberados. Analfabetos e letrados. Famintos e abastados. Socorridos e ignorados. Bem sucedidos e desempregados. Civis e fardados. Bárbaros e civilizados. Desenganos e legados. Desconfortos e improvisos. Desvios e avisos. Desditas e desmentidos. Começo ou fim de feira? Tapumes de uma mesma peneira. Abre a torneira. Fecha a porteira.
         Do atacado ao varejo, do verde ao amarelo, do branco ao azul anil, avante Brasil, além de um chute, além de uma chuteira profissional...
         Do atacado ao varejo, avante Mato Grosso, além de uma fronteira internacional!   
         Do atacado ao varejo, avante Cuiabá, além da próxima quinta-feira transmitida em tempo real...
          Afinal, estamos numa mesma prateleira. Por hora, estamos num mesmo teclado em nada musical. Sem delongas e sem demora, estamos além de uma cidade sede da Copa Mundial. Vai de atacado? Vai de varejo? Vai de VLT? Vai de que? Ponto final. Saudações de um torcedor em tempo integral. Airton Reis, poeta em Cuiabá-MT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário